Reunimos aqui algumas das dúvidas mais comuns sobre o TDL.
Você pode acessá-las diretamente nessa página, ou baixar o e-book no link abaixo:
TDL significa Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem. Crianças com TDL têm dificuldade para se comunicar e se expressar com clareza, muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independente do idioma utilizado.
Estas dificuldades não são causadas por nenhum outro quadro (ex. Síndromes, autismo, surdez, etc) e são consideradas persistentes. Isso significa que a criança com TDL pode superar várias destas alterações de linguagem com o apoio fonoaudiológico, escolar e familiar, mas provavelmente continuará apresentando dificuldades para se comunicar quando as demandas forem maiores ou para aprender novos conteúdos espontaneamente.
Para crianças que estão começando a se comunicar verbalmente
Lembre-se: O TDL se mostra de maneira diferente em cada criança e as dificuldades de linguagem às vezes não são tão evidentes, mas podem estar por trás de problemas comportamentais, como ansiedade ou mau comportamento nas aulas.
O diagnóstico de TDL é feito por um fonoaudiólogo, mas em muitos casos se faz necessária e atuação de uma equipe multidisciplinar para fechar o diagnóstico.
O TDL era anteriormente conhecido como Distúrbio Específico da Linguagem (DEL). Em 2016 houve uma decisão consensual para trocar o termo DEL por TDL e mudar ligeiramente o critério de diagnóstico. Por exemplo, todas as crianças que tinham o diagnóstico de DEL, recebem hoje o diagnóstico de TDL; mas nem todas as crianças que são diagnosticadas com TDL poderiam receber o diagnóstico de DEL, como é o caso de crianças com limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo (habilidades conceituais, sociais e práticas).
Atraso de Fala não é um diagnóstico, mas sim uma manifestação. Se a criança está demorando para aprender a falar, ela tem um atraso de fala. Muitas crianças com atraso de fala acabam superando suas dificuldades quando entram na escola e recuperam o curso normal do desenvolvimento. No entanto, algumas crianças apresentam dificuldades persistentes para aprender linguagem, e é este grupo de crianças que recebe o diagnóstico de TDL.
O grande problema é que nos primeiros anos de vida não é fácil diferenciar as crianças que vão recuperar naturalmente o atraso da linguagem daquelas que receberão o diagnóstico de TDL, de forma que a intervenção precoce ainda é o procedimento mais indicado.
O Transtorno da Linguagem (TL) é um termo “guarda-chuva” usado para se referir a crianças que têm dificuldades persistentes de linguagem que impactam no dia-a-dia da comunicação. Ou seja, é um termo utilizado para demonstrar que as dificuldades de linguagem não vão se resolver “sozinhas”. Porém, este diagnóstico pode ser ainda mais especificado:
Copyright 2020 © TDL Brasil • Todos os direitos reservados