Em 2017, logo após a publicação dos estudos que propuseram o consenso sobre o termo Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e seus critérios diagnósticos, um grupo composto por profissionais de várias áreas de atuação lançaram a campanha RADLD – Raising Awareness of Developmental Language Disorder.
Esse grupo é atualmente coordenado por profissionais voluntários da Austrália, Canadá, China, Reino Unido e EUA, e tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre o TDL.
O primeiro Dia Internacional de Conscientização sobre o TDL ocorreu no dia 22 de setembro de 2017, tendo como tema o slogan “TDL 1-2-3”, que destacava três aspectos principais sobre esse diagnóstico:
(1) o TDL envolve dificuldades para falar e/ou entender linguagem;
(2) o TDL não é aparente, mas é muito comum;
(3) o suporte pode ajudar a melhorar a qualidade de vida das crianças afetadas e de suas famílias.
Desde então, essa data tem se repetido na segunda sexta-feira de outubro, coordenadas sempre por profissionais de alto nível e relevância internacional. A participação tem sido a cada ano mais expressiva e representativa, estando presente hoje em muitos países. O material informativo disponibilizado pelo RADLD em 2019 já foi traduzido para 27 línguas diferentes, inclusive Português Brasileiro.
A TDL Brasil tem participado ativamente das campanhas, desde o início, tendo trabalhado juntamente com a equipe do RADLD para tradução de materiais gráficos e legendas de vídeos de divulgação.
Clique abaixo para acessar os materiais produzidos para a campanha, por ano. Os folhetos podem ser impressos e usados para divulgação. Colabore com a divulgação do TDL!
Campanha 2020
A campanha de 2020, movimentada internacionalmente pelo RADLD, tem o objetivo de inspirar a ação, dar visibilidade ao TDL e às pessoas com TDL. Algumas ações estão sendo planejadas nesse sentido, tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Neste ano, o dia da conscientização sobre TDL, será 16 de outubro e devido a pandemia, os eventos e as ações planejadas ocorrerão principalmente online. Por isso o sucesso da campanha depende da participação de todos!
A primeira ação da TDL Brasil nesta preparação é um questionário direcionado a familiares, professores e educadores, outros profissionais da área da saúde e pessoas com TDL. Nossos objetivos são entender as demandas de cada grupo em relação ao TDL e ouvir histórias e experiências, para que possamos direcionar e planejar as ações e dar visibilidade ao TDL.
O questionário está disponível neste link.
Campanhas de anos anteriores
Campanha 2019